Exame periódico pode ser feito fora do horário de trabalho

Trata-se de uma exigência legal, sendo que a sua periodicidade irá depender do risco ocupacional que o trabalho oferece. Logo, os exames periódicos devem ser realizados durante a jornada de trabalho do empregado e não em seus dias de folga ou férias. De acordo com a norma que rege o exame periódico define que o documento deve conter, ao menos, a informação de inapto ou apto. Esse exame, no entanto, não é obrigatório em casos de demissão por justa causa, ficando a critério da empresa a realização ou não do exame. Outra questão que aumenta a importância do exame periódico é sua capacidade de prover respaldo legal para a empresa em caso de ações judiciais.

E se o exame periódico não for feito? Não cumprir a obrigatoriedade do exame médico periódico torna a empresa sujeita a multas e autuações dos órgãos fiscalizadores. Em outras palavras, o chamado ASO, que é o Atestado de Saúde Ocupacional, define exatamente qual a situação do trabalhador. Azar 25, 1397 AP Pesquisa mostra que ressaca piora a ansiedade social em pessoas tímidas e pode aumentar o risco de alcoolismo.

Tudo sobre Medicina do Trabalho: exames admissionais, demissionais, periódicos, mudança de função e retorno ao trabalho Gerenciar as questões de medicina do trabalho em uma empresa requer organização e planejamento. É importante realçar que as consultas, exames e análises efetuados pela medicina do trabalho são da responsabilidade dos empregadores, não devendo ter quaisquer custos para os trabalhadores. Caso contrário, a folga/férias perderiam a sua finalidade, haja vista que o empregado estaria à disposição do empregador.

O exame demissional deve ser realizado quando último exame médico periódico tiver sido realizado há mais de 90 ou 135 dias, dependendo do grau de risco da atividade exercida. Normalmente, o exame é realizado a cada dois anos, mas para certas funções insalubres ou de alto risco a periodicidade pode ser semestral. Caso o trabalhador alegue que adquiriu um problema de saúde devido ao trabalho realizado na empresa, é a documentação que vai comprovar ou não a acusação.



exame periodico fora do horario de trabalho:

  • exame periodico fora do horario de trabalho 6
  • exame periodico fora do horario de trabalho em
  • exame periodico fora do horario de trabalho da
  • exame periodico fora do horario de trabalho portugues

O Exame demissional deve ser realizado em até 10 dias contados após o término do contrato, ou substituído por um exame ocupacional que foi realizado entre 90 e 135 dias anteriores à demissão, dependendo do risco do trabalho envolvido. Meu supervisor, queria me obrigar a voltar para casa, alegando que tenho que chegar no máximo com 10 minutos de atraso e EXAME PERIÓDICO TENHO QUE FAZER NA MINHA FOLGA, onde posso escolher o horário e melhor dia!. Seguir os trâmites legais que envolvem a legislação trabalhista, além de ser uma segurança para o empregador, é um direito do empregado.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem